19 de Abril de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Alzheimer Portugal convida portugueses a participar nas caminhadas solidárias

5 de Abril 2019

As caminhadas solidárias da Alzheimer Portugal estão de volta e vão percorrer, de abril a novembro, o país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Designada “Passeio da Memória”, esta é a adaptação para Portugal da iniciativa internacional Memory Walk que, desde 2011, tem vindo a decorrer em várias cidades. Tem como objetivos informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

Em 2018, o “Passeio da Memória” decorreu em 67 locais por todo o país, assinalando o mês de setembro, Mês Mundial da Doença de Alzheimer. Este ano os “Passeios da Memória” vão estender-se pelos próximos oito meses e, à semelhança do ano anterior, em alguns locais, terá ainda a vertente corrida ou peddy-papper. Os fundos das inscrições (donativo livre) reverterão para a Alzheimer Portugal. De acordo com a associação, 50 por cento do valor angariado em cada local será utilizado para a realização de ações que contribuirão para o grande propósito de aumentar os conhecimentos da população sobre a demência, tais como como ações de informação ou atividades formativas.

Este programa, que começa no dia 28, em Vila Franca de Xira, conta com o apoio dos municípios. A associação pretende desenvolver um conjunto de ações locais que permitam chegar à população em vários momentos ao longo do ano. As inscrições devem ser efetuadas no site da iniciativa (www.passeiodamemoria.org) ou presencialmente em cada município, na sede, delegações ou gabinetes da Alzheimer Portugal, bem como no próprio dia no local da ação.

A Alzheimer Portugal tem como objetivo promover a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares e cuidadores, tendo como visão uma sociedade que integre as pessoas com demência e reconheça os seus direitos. A Alzheimer Portugal celebrou em 2018 o seu 30.º aniversário.

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam mais de 50 milhões de pessoas com demência, número que pode vir a atingir os 75 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135 milhões. Em Portugal, os dados da Alzheimer Europe apontam para cerca de 182 mil pessoas com demência. A doença de Alzheimer assume um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70 por cento de todos os casos de demência.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM