25 de Março de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

A Previdência Portuguesa celebra hoje 90 anos

11 de Janeiro 2019

A Previdência Portuguesa comemora hoje, 11 de janeiro, 90 anos, um momento histórico e de grande orgulho que vai ser assinalado ao longo de todo o ano com várias iniciativas que pretendem envolver não só os associados como também toda a comunidade.

As celebrações começam hoje, às 18h00, na Casa da Mutualidade – Galeria de Arte d’ A Previdência Portuguesa, na Baixa de Coimbra, com o cantar dos parabéns e apresentação do vasto programa que vai decorrer ao longo do ano, não só em Coimbra mas também na região de Santa Maria da Feira, onde a associação mutualista conta com cerca de 2.400 associados e onde se prepara para abrir, muito em breve, uma delegação.

De acordo com o presidente da Previdência Portuguesa, António Martins de Oliveira, foram convidados para esta sessão comemorativa todos os associados, bem como outras entidades. Depois da receção aos convidados, Martins de Oliveira vai fazer um breve discurso sobre esta efeméride e apresentar a vasta programação, que terá como um dos pontos altos o lançamento de um livro sobre os 90 anos da Previdência, da autoria do professor Amado Mendes. O autor também vai estar presente nesta sessão, onde vai falar sobre esta obra que pretende compilar toda a história desta associação mutualista, desde a sua fundação em 1929 até à atualidade. Segundo Martins de Oliveira, “até ao final do ano, o livro vai estar pronto a ser apreciado por todos”.

A cerimónia festiva continua depois com um momento musical pelo Trio da Orquestra Clássica do Centro e um porto de honra, promovendo assim o convívio e a partilha entre todos os presentes. No mesmo dia vai ser também inaugurada a exposição “90.º Aniversário d’ A Previdência Portuguesa”, que contemplará um pouco da história e do espólio acumulados por esta associação mutualista.

A realização de uma Gala Solidária, concursos, eventos desportivos, uma caminhada, um passeio de bicicleta, exposições, um Encontro Intergeracional, rastreios, workshops, ações de rua e o já habitual Jantar Solidário são algumas das iniciativas que estão previstas no programa que vai ser apresentado hoje e que vai assinalar os 90 anos da Previdência Portuguesa.

Neste momento festivo, António Martins de Oliveira evoca a longa história da associação mutualista, bem como o contexto em que surgiu. “A Previdência nasceu num momento difícil para a Europa e também para os Estados Unidos. Foi nesse ano que aconteceu o crash de Nova Iorque, com muitas falências e consequências duras para o mundo”, recorda. Lembra que, nesse cenário de grande depressão económica, “as pessoas sentiram necessidade de se agregar e contribuir juntamente para se defenderem a eles próprios e às suas famílias”.

Formada essencialmente por advogados, militares, médicos e profissionais liberais, A Previdência foi crescendo e afirmando-se ao longo de todas estas décadas. Martins de Oliveira enaltece o trabalho de todos quanto se dedicaram a esta instituição e congratula-se com o seu dinamismo e com o património imobiliário que foi adquirindo, num valor que hoje ultrapassa “os 13 milhões de euros e permite receber rendas anuais de cerca de 600 mil euros”.

Continuar a investir em património imobiliário é, aliás, um dos objetivos da atual Direção que, no ano passado, comprou um imóvel em Santa Maria da Feira (onde será inaugurada a nova sede da associação mutualista) e vai “adquirir mais um imóvel já este ano”.

Com cerca de 6.000 associados, a Previdência Portuguesa quer envolver, cada vez mais, os associados na vida da associação, tendo vindo a estabelecer as mais diversas parcerias e a apostar em novos serviços para lhes assegurar mais vantagens e benefícios, sendo de destacar a abertura da Clínica Previdência Saúde, inaugurada no ano passado e que reúne uma ampla oferta de serviços de saúde.

“Os nossos associados são o nosso foco fundamental”, sublinha Martins de Oliveira, esperando que mais associados surjam em 2019, um “ano especial” para a Previdência Portuguesa.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM