16 de Outubro de 2018 | Coimbra
PUBLICIDADE

SANSÃO COELHO

A graciosa República e a Graça de São Filipe

4 de Outubro 2018

Que bom escolher como tema principal no meu apontamento de hoje em O DESPERTAR, neste 5 de OUTUBRO em que se assinala a Comemoração da Implantação da República, algo que mostra grande apoio e atenção especial e social para os nossos idosos: EM FOCO a música COMO HARMONIA INTERGERACIONAL e COMO RESPOSTA PARA UM ENVELHECIMENTO ATIVO E SOCIALIZANTE. Os nossos holofotes vão dar luz e destaque ao que aconteceu no último sábado. Foi uma jornada festiva a anteceder o Dia Mundial do Idoso e da Música e decorreu nas amplas, belas e funcionais instalações da CASA DO JUIZ em São Martinho do Bispo. Houve diversas e breves, mas amplamente aplaudidas atuações ao vivo, as quais podem agora ser REVISITADAS num COMPACT DISC (CD) gravado em março último. Os temas foram interpretados por seis grupos corais (CORO E ORQUESTRA DA GRAÇA DE SÃO FILIPE, CORO DOS PROFESSORES DE COIMBRA, CORO MISTO DA ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA E RECREATIVA DE GÓIS, CORO DA APRE-Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados, CORO MISTO DA FILARMÓNICA LOUSANENSE e pelo ternurento e encantador CORO INFANTIL DO COLÉGIO BISSAYA BARRETO) e ainda pelo grupo RAÍZES DE COIMBRA, uma joia preciosa da Canção e do Fado de Coimbra com exímios executantes com os guitarristas OCTÁVIO SÉRGIO e JOSÉ SANTOS PAULO (também cantor) e tendo como viola HUMBERTO MATIAS.

A iniciativa a aplaudir e a repetir foi da direção da ASSOCIAÇÃO GRAÇA DE SÃO FILIPE na qual encontrei como presidente a minha amiga e dinâmica mirandense MARIA DO CARMO ESTEVINHA. Tenho que fazer este destaque porque tudo e todos os que estão ligados a Miranda remetem-me para a doçura da minha infância numa terra pobre mas solidária e fraterna. Foi DOCE e TERNURENTA esta tarde que teve como âncora (no palco e no CD) o dinâmico e prestigiado maestro AVELINO RODRIGUES CORREIA doutorado em Ciências Musicais – Etnomusicologia que foi maestro da TUNA ACADÉMICA e CO-FUNDADOR da ORQUESTRA DE CÂMARA DE COIMBRA e é atual docente na Escola Superior de Educação de Coimbra. AVELINO CORREIA dirige quatro dos seis grupos com as maestrinas MARISA PAIVA à frente do Coro Infantil BISSAYA BARRETO e SUSANA TEIXEIRA na direção do Coro da APRE.

A festa começou em grande com uma coralista simpaticamente mexida e a fazer, a pedido, um solo da canção Porto Santo que Max celebrizou. Esta senhora vai a caminho dos cem anos é um Ai Jesus da Casa e chama-se D. MARIA DE JESUS.

Para além da presença do Doutor MANUEL PORTO, presidente da Assembleia Geral da Graça de São Filipe, esteve presente em palco a obsequiar os participantes e a agradecer com a presidente MARIA DO CARMO o vice JOSÉ MONTEIRO DA GAMA. Flores e elementos de reconhecimento foram entregues, em palco, antes de se assistir a uma grandiloquente interpretação por TODOS (do palco à plateia) da canção COIMBRA que tem dado a volta ao mundo sob o título ABRIL em PORTUGAL. Requinte, repertórios excelentes e criteriosamente escolhidos encheram-nos os ouvidos e a alma. Que belo trabalho: do CD à TARDE INESQUECÍVEL em que os cabelos brancos foram perfumados pela criatividade, solidariedade e arte… e cruzaram com as vozes cristalinas dos petizes do BISSAYA-BARRETO. COIMBRA: ainda és capital da solidariedade em Portugal – foi o que se escutou em uníssono na CASA DO JUIZ. Parabéns a todos e observem as fotos que comprovam o quanto faz bem e bem faz a ASSOCIAÇÃO GRAÇA DE SÃO FILIPE.

ATÉ SEMPRE, CAMPEÃO ALVES BARBOSA

No último domingo o país desportivo despediu-se em MONTEMOR-O-VELHO do enorme ciclista, pioneiro nas presenças internacionais que foi ALVES BARBOSA vencedor de três Voltas a Portugal e mais duas que não ganhou por motivos que a história da modalidade relatou. Já no início desta semana o Município de Montemor colocou na bela e vanguardista escultura que homenageia o ex-ciclista, técnico e dirigente, na Rotunda a oriente, uma moldura na qual se pode ver a foto do ciclista que “partiu” com a camisola da seleção portuguesa e com esta frase carregada de sentimento e portugalidade que orgulham Montemor: ATÉ SEMPRE, CAMPEÃO ALVES BARBOSA. Legenda e Gesto bonitos para quem foi um Grande Senhor no Desporto e na Vida. A foto é elucidativa.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM